Compor preço é o processo de atribuir um preço a um produto, levando em conta os custos, impostos e lucro desejado. É possível compor preço de duas formas: por Markup ou por Margem de Contribuição. Confira abaixo a finalidade de cada um dos métodos:
Markup é um índice para definição do preço. Basicamente, é a diferença do preço de compra e preço de venda. Não é feito o cálculo de todos os impostos, pois entende que os impostos já estão inclusos no índice.
Margem de Contribuição é um cálculo que leva em consideração os impostos, fazendo a soma junto ao preço de compra para saber exatamente o custo total do produto, definindo preço de venda e sabendo o lucro que será obtido.
Há dois locais onde é possível compor preço, na nota de entrada e diretamente no cadastro de produto.
Compor Preço em Nota de Entrada
Compor preço em nota de entrada só será aplicado ao gravar a nota.
Na nota de entrada (Notas Fiscais > Nota fiscal de entrada) selecione um produto e clique em Comp. preço (F6), e siga para a tela de compor preço:
Compor Preço em Cadastro de Produto
No Retaguarda, em Cadastros > Produtos, selecione um produto e clique em Compor preço (F8), e siga para a tela de compor preço:
Modos Compor Preço
Ao selecionar um produto e clicar em compor preço, será exibida a janela de compor preço por Markup ou Margem de Contribuição, conforme a forma de compor preço configurada anteriormente:
Compor Preço por Markup
Confira a estrutura de cálculo abaixo para realizar a composição de preço utilizando Markup:
Compor Preço por Margem de Contribuição
Confira a estrutura de cálculo abaixo para realizar a composição de preço utilizando Margem de contribuição:
Para maiores dúvidas e esclarecimentos em relação a este processo, contacte a equipe de suporte para que possamos auxilia-lo.
Você é emlink!