O benefício fiscal do ICMS funciona como um regime especial de tributação, podendo ser uma isenção, redução, dedução, dentre outras medidas dessa natureza. O estado é quem cria a tabela de benefícios fiscais e define as CSTs. Alguns estados passaram a exigir a informação para NF-e e NFC-e.
NT 2016.002 criou o campo “cBenef” que tem como descrição “Código de Benefício Fiscal utilizado pela UF, aplicado ao item“. No campo deve ser informado o código do benefício fiscal que está sendo utilizado na operação para o item. Já a NT 2019.001 criou validações que passam a obrigar a informação do campo. A exigência será definida pela UF, até o momento os seguintes estados confirmaram a obrigatoriedade: RJ, PR e RS.
Configurações
É possível cadastrar os códigos dos benefícios em FISCAL → Parâmetros Fiscais → Benefícios Fiscais.
Nota Fiscal
O benefício fiscal pode ser configurado em três cadastros que seguem uma ordem de prioridade. Neste caso, o sistema usa a configuração que encontrar primeiro. Confira abaixo as formas de cadastro ordenadas por prioridade:
1- Natureza de operação por Zona Franca e/ou Área de Livre Comércio: no Retaguarda, em: FISCAL → Parâmetros Fiscais → Naturezas de operação fiscal → Aba ICMS, na aba Zona Franca/ALC, informe o Benefício fiscal;
Para que o benefício seja utilizado, é necessário que a ST esteja preenchida.
2- Natureza de operação por estado: no Retaguarda, em: FISCAL → Parâmetros Fiscais → Naturezas de operação fiscal → Aba ICMS, na aba Estados, informe o Benefício fiscal.
Para que o benefício seja utilizado, é necessário que a ST esteja preenchida.
3- No cadastro do produto → aba Imposto, preencha o campo Benefício Fiscal:
NFC-e
1- No cadastro do produto → aba Imposto, preencha o campo Benefício Fiscal:
XML NF-e/NFC-e
Ao transmitir uma NF-e/NFC-e o Benefício Fiscal é enviado na seguinte tag:
Para maiores dúvidas e esclarecimentos em relação a este processo, contacte a equipe de suporte para que possamos auxilia-lo.
Você é emlink!